↑ Voltar para Nosso Sindicato

Nossa História

Sindicato dos Publicitários

O começo

Em 20 de agosto de 1979, na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, às vinte horas e quarenta minutos, no Centro Social da Soledade, aconteceu a primeira Assembléia Geral da Associação Profissional dos Publicitários e Trabalhadores em Propaganda de Pernambuco. O Sr. Joezil Barros, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade, assumiu a presidência dos trabalhos convidando para fazer parte da mesa os Srs. Benigno Fausto, representante do Diário de PE; Kleber Domingues, representante do Jornal do Commercio; Givanilson Onofre, representante do Sindicato dos Comerciários de PE; Leocadio de Moraes, representante da Federação Nacional dos Jornalistas do Brasil; José Guimarães, secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade, e para secretário da mesa o Sr. Paulo de Tarso. Após a leitura do Edital para conhecimento de todos os presentes, o Sr. José Guimarães passou a ler a composição da Diretoria da Associação, Conselho Fiscal e Suplências, que assim ficou constituída: Presidente – Sra. Ronidalva de Andrade Melo; Vice-Presidente – Raphael Moreira Bartholo; Secretário Geral – Paulo de Tarso; Secretário Executivo – Carlos César Gomes; Tesoureiro – Luciano Passos Pires, e para o Conselho Fiscal os Srs. Hilton Monteiro da Silva, Artur Rubens Craveiro e Roberto Botelho. Para a Suplência do Conselho Fiscal os Srs. José Nivaldo Barbosa de Souza Júnior, José Alves dos Santos e Pedro Bezerra da Silva. Suplentes de Tesoureiro e Secretário Executivo: os Srs. José Evangelista Neto e Jorge Luiz Gomes. Assim começou a história do Sindicato, com a união desses profissionais que estavam dando o primeiro passo, formando a Associação dos Publicitários, em busca de fortalecer sua categoria, de se fazerem presentes, serem reconhecidos e de conquistarem melhorias para todos os profissionais da área. Em agosto de 1980 foi dado início aos trâmites legais para a transformação da Associação dos Publicitários em Sindicato. Em 12 de novembro de 1981 foi deferida a nossa Carta Sindical.

26 de abril de 1982,

Tomou posse a 1ª Diretoria do Sindicato dos Publicitários, composta pelos companheiros: Silvio Pinangé, Antonio Ferreira de Melo, Raphael Moreira Bartholo, Vera Lúcia Copesco, Romildo Bezerra de Santana, Lucas Cícero Augusto, Saulo Wagner, Antonio Carlos Pinheiro, Roselita da Silva, Carlos Vanderlei Pinto, José Firmino, Obiliar Medeiros, Jairo Gonçalves de Lima, Paulo Gentil Arrebola, Edilson Sebastião do Couto, José Fernandes da Silva, Joezil Barros, Guido Bianchi e Hilton Monteiro da Silva, reafirmando assim o compromisso em continuar a luta pelo reconhecimento no mercado de trabalho.

Um tesão de saúdade

Em 1980, pela primeira vez o bloco carnavalesco “ Turma do Tesão” foi as ruas de Recife, a turma do tesão foi criado por publicitários e sua criação foi inspirada na “régua T”, instrumento próprio para desenho técnico, na época usada pelos publicitários. Aqui fica registrado alguns momentos do bloco que conseguia arrastar pelas ruas um grande número de foliões e contava com a colaboração de vários fornecedores, rádios e jornais.

Categorias Abrangidas

  1. POR TIPOS DE EMPRESAS:
    Agência de publicidade,
    Empresa de eventos publicitários,
    Empresa de publicidade externa.
  2. POR EMPREGADOS:
    Profissionais nas áreas  de:
    – Outdoor (cartazes e placas),
    – Anúncios,  mensagens e sinais visuais,
    Outbus (anúncios em ônibus),
    – Anúncios em caminhões, táxis, trem, metrô, container, navios,
    – Placas e painéis iluminados ou não,
    – Luminosos frontais e traseiros (frontback) eletrônicos; Bilboard;
    – Faixas; banners; letreiros;
    – Serigrafia;
    – Plotagem impressa e de recorte;
    – Impressão de formatos especiais para outdoor em papel ou Lona;
    – Anúncios internos/externos (banheiros/elevadores/clubes, eventos/esportivos, shopping e assemelhados) usados como mídia exterior;
    – Sinalização de trânsito/vertical e horizontal;
    – Placas de identificação de veículos,
    – Sinalização de segurança;
    – Mobiliário urbano e todas as atividades conexas, congêneres e similares no estado do Pernambuco .